Categorias

Gergerlim Preto

O gergelim, também conhecido como sésamo, é uma planta anual herbácea, gamopétala, originária do Oriente, pertencente à família das pedaliáceas (Sesamum indicum), com propriedades medicinais, de flores alvas, róseas ou vermelhas, hermafroditas, malcheirosas, dispostas nas axilas das folhas, e cujo fruto é cápsula oblonga, pubescente, com sementes oleaginosas, pequenas, amarelas, alvas ou pretas, arredondadas e levemente comprimidas. É cultivada na Ásia tropical por causa de suas sementes, que fornecem até 50% de óleo (ou azeite) confeccionado de sementes cruas e aquele de sementes previamente torradas resultam em dois produtos distintos, sendo o último mais utilizado como condimento em pratos orientais. Inglês: Black Sesame / Francês: Sésame Noir

Sobre Gergerlim Preto

Preparo:

O gergelim preto pode ser utilizado em saladas, sopas, batido com sucos e iogurtes, misturado com frutas ou arroz, ou em pães e biscoitos. Para aproveitar melhor os seus benefícios, recomenda-se ingerir o gergelim preto cru e com casca. 1 a 2 colheres de sopa por dia é suficiente. Os nutrientes do gergelim são melhores absorvidos se triturados antes do consumo.


Curiosidade:

As sementes de gergelim são ricas em manganês, cobre e cálcio (90 mg de cálcio por colher de sopa para sementes integrais (não descascadas) e 10 mg para sementes descascadas), e contém vitamina A, vitamina B1 e vitamina E. Elas contêm um poderoso antioxidante, que também é anticancerígeno. Elas também contêm fitoesterois, que bloqueiam a produção de colesterol. No gergelim preto são encontradas maiores quantidades de vitamina A, cálcio e óleo.



Receitas relacionadas

Cadastre-se!


Conversor de Medidas para Receitas

Conversor de Medidas para Receitas