Categorias

    Queijo Gruyere

    O Gruyère é um queijo duro suíço, originário da cidade de Gruyères e produzido nos cantões de Fribourg, Vaud, Neuchâtel, Jura e Berne. Uma das características do queijo gruyère é a de possuir buracos embora estes sejam menores e em menor quantidade do que no queijo Emmenthal. O Gruyère é copiado por todo o mundo e por vezes é comercializado sob a forma de pasta fundida (esta sem os característicos buracos). O sabor do Gruyère é mais forte do que o Emmenthal e sua textura mais cremosa. É utilizado somente leite de vaca no seu preparo, ao qual se adiciona um pouco de açúcar. Inglês / Francês: Gruyère

    Sobre Queijo Gruyere

    Preparo:

    A casca natural é dura, seca e de cor castanho-ferrugem mais escura que a do Emmenthal. A textura do queijo é ligeiramente granulosa, densa e compacta mas flexível. À degustação o Gruyère apresenta um sabor frutado num primeiro momento, para depois surgir um ligeiro sabor a avelã. Seu sabor levemente adocicado e textura macia, o Gruyere é perfeito para pratos gratinados, suflês de queijo e fondue. Para uma harmonização perfeita, o vinho tinto jovem de uva Cabernet Sauvignon, Merlot ou Malbec são indicados.


    Curiosidade:

    A maturação do Gruyère vai de cinco meses até dois anos, podendo ser suave, semi-salgado, salgado, e os de reserva especial. A cura não influencia na qualidade do queijo, e sim no sabor que será mais intenso à medida que o tempo de cura for maior. Outro aspecto que diferencia o sabor do produto é o seu local de produção e o “terroir”.  Ao contrário do que a maioria das pessoas acreditam, o Gruyère original não possui buracos em seu interior, mesmo eles sendo pequenos.

    Fonte: Petitgastro.com



    Vídeos Relacionados

    Receitas relacionadas

    Cadastre-se!

    Receitas


    Conversor de Medidas para Receitas

    Conversor de Medidas para Receitas