Categorias

    Sementes de Chia

    A Salvia Hispanica, popularmente conhecida como chia ou sementes de chia, é uma planta herbácea da família das lamiáceas (assim como a linho e a sálvia), nativa da Guatemala e das regiões central e austral mexicanas (e Colômbia). Há evidência de que os astecas cultivavam o vegetal em tempos pré-colombianos presente no Códice Mendoza, datado do século XVI, documento no qual também se mencionava sua relevância agrícola à época. Mais conhecida por sua semente, a qual é comercializada integralmente, moída ou em forma de óleo, a chia também é dona de folhas que podem ser aproveitadas para infusões. Ambos derivados, independente da forma, são tidos como ricas fontes de minerais, aminoácidos essenciais e ômega 3. É frequentemente enaltecido seu potencial em prevenir doenças cardiovasculares, diabetes e até tumores, além do de auxiliar na perda de peso. Inglês: Chia Seed / Francês: Graines de Chia

    Sobre Sementes de Chia

    Preparo:

    A semente de chia, quando utilizada de maneira integral, pode ter diversos usos culinários. Agindo quase como emulsificante, torna líquidos mais próximos de um gel e dá "liga" a massas.

    Receitas que podem incluir a semente de chia são pudins, pães, tortas, quiches, mousses, cremes, patês, risotos, farofa, saladas de frutas, sumos e vitaminas.

    Curiosidade:

    · 2 vezes mais potássio do que a banana

    · 3 vezes mais ferro do que o espinafre

    · 6 vezes mais cálcio do que o leite integral

    · 8 vezes mais ômega 3 do que o salmão

    · 12 vezes o próprio peso: é o que ela absorve de água

    · 15 vezes mais magnésio do que o brócolis

    Fonte: mdemulher.abril.com.br



    Receitas relacionadas

    Cadastre-se!


    Conversor de Medidas para Receitas

    Conversor de Medidas para Receitas