Categorias

Tomilho Tomilho

O Tomilho (Thymus vulgaris) é uma erva extremamente aromática e contém um óleo essencial chamado timol, que possui ação antibacteriana e desinfetante. Sendo assim, o tomilho é um conservante natural. Ao contrário das outras ervas, o tomilho seca bem e não costuma ficar com odor característico de “palha”. Existem muitas espécies de tomilho originárias de uma área que abrange desde a Europa até o norte da África. São elas: tomilho-silvestre, tomilho-laranja, tomilho- limão, tomilho da Cóserga, tomilho da Sardenha e tomilho-alcarávia. As mais utilizadas na gastronomia são as oriundas do sul da Europa e do Mediterrâneo. Inglês: Thyme / Francês: Thym

Sobre Tomilho

Guia de Compras:

O tomilho pode ser comprado fresco ou seco. O ingrediente em sua versão fresca pode ser encontrado em feiras ou em supermercados. Já em sua versão seca, o tomilho pode ser encontrado em potinhos de vidro ou em pequenos sacos plásticos nos supermercados e mercearias.

Preparo:

O tomilho é utilizado para preparar carnes, feijão, sopas, saladas, frutos do mar, embutidos, legumes e frutas na forma de compotas. 

Por se apresentar também na forma seca, pode ser usado em patês. Com seu sabor apimentado, o tomilho dá um toque especial a carnes em geral, especialmente de porco e molhos de tomate. O tomilho combina praticamente com quase todos os alimentos: legumes e verduras, carnes e ovos. Deve ser usado com parcimônia em alimentos de sabor suave, como peixes, aves e legumes, principalmente quando fresco, para que seu gosto não fique muito pronunciado. Vai muito bem como tempero do arroz cozido ou de forno. Dá sabor especial a ensopados, guisados, sopas, legumes de grãos (lentilha, feijão branco) e também a carnes assadas gordurosas, como porco, carneiro e ganso. Pode também ser utilizado como aromatizante em vinagres ou queijos.

A erva fresca deve ser preparada para consumo da seguinte forma: é necessário que se retire os talos e deixando apenas as folhas, se a receita pedir para colocá-las direto no prato. As folhas devem ser separadas do talo tirando-as na direção contrária ao crescimento

Curiosidades:

Acredita-se que o tomilho já era utilizado pelos povos mediterrâneos por volta do ano 2000 a.C.

Conservação:

Existem duas formas diferentes de se conservar o tomilho, uma para a versão fresca da erva e outra para a versão seca.

Versão fresca: mantém-se por alguns dias no refrigerador, guardada em saco plástico.

Versão Seca: conserva-se bem em uma recipiente sem umidade e ao abrigo da luz.



Receitas relacionadas

Técnicas que usam Tomilho