A “Drinkability”

A drinkability é o que vai determinar se tomar tal rótulo em grande quantidade vai trazer uma sensação agradável ou não.

Apesar de ser um termo subjetivo, o gosto pessoal não é considerado. De modo geral, cervejas com corpo leve a médio e teor alcoólico pouco elevado trazem boa drinkability.

São o caso das American Lager, Pilsen, Kölsch, Bitters, Witbier, Oktoberfest/Märzen, entre outros. Esses estilos são bons exemplos de que você pode tomar vários copos e todos eles trazerem uma sensação agradável.

Cervejas de baixa drinkability são normalmente aquelas com corpo e teor alcoólico mais elevados, feitas para apreciar em menores quantidades, com aromas mais intensos e marcantes.

Bons exemplos são as Russian Imperial Stout, Belgian Strong Ales, Bière Brut, Barley Wine, Malt Liquor, entre outros.

Quanto às IPA, acho delicado classificar o amargor como uma característica que traz alta ou baixa drinkability. O equilíbrio nesse estilo é muito importante para dar uma sensação agradável à breja.

A princípio, o lúpulo pode não ser bom para muita gente, mas com o passar do tempo sempre acaba conquistando corações cervejeiros.

Entre cerveja de garrafa e chopp, o chopp sai na frente quando se trata de drinkability. Por não ser submetido ao processo de pasteurização e ser mais “fresco”, ele aumenta consideravelmente a drinkability.

Sugestões de alta drinkability para acompanhar uma noite de bar com os amigos:

Fuller’s London Pride

BrewDog Punk IPA

Vedett Extra White

Pilsner Urquell

Guinness


Sugestões de baixa drinkability para tomar em ocasiões especiais e em menor quantidade:

Colorado Ithaca

Leffe Radieuse

St. Bernardus Prior 8

Brooklyn Monster Ale

Eisenbahn Lust



Gostou? Então comente...

Blog

Cerveja sim!

Jacqueline Guidon é paulistana, educadora física, trabalha com música e fotografa esporadicamente. Beer Sommelière formada pela ABS-SP, se apaixonou pelo mundo das cervejas em 2010 e desde então vive em busca do casamento perfeito entre momento, comida e cerveja!

Conversor de Medidas para Receitas

Conversor de Medidas para Receitas

Assim como os comentários, esse texto reflete opiniões do autor e não necessariamente do Gourmet a dois como publicação. Ao utilizar este site, você concorda com a Política de Uso.
Cadastre-se!