Categorias

    Abacate Avocado

    O abacate é um fruto comestível do abacateiro (Persea americana), uma árvore da família da laureáceas nativa do México ou da América do Sul, hoje extensamente cultivada em regiões tropicais, inclusive nas Ilhas Canárias e na Ilha da Madeira. Foi introduzido no Brasil entre os séculos XVI e XVII no estado do Rio de Janeiro. Se adaptou com facilidade ao nosso clima e solo variados, por isso é encontrado em diversos locais do país. Entre os meses de Janeiro a Maio, podemos encontrar o abacate em abundancia nos mercado. Inglês: Avocato / Francês: Avocat

    Sobre Abacate

    Preparo:

    O abacate se caracteriza como uma fruta bastante versátil, pois além de poder ser consumida in natura, com leite, sorvete ou leite condensado como forma de sobremesa, ele também vai muito bem em outras receitas. Em países como México, Peru, Venezuela e Espanha, ele é muito usado em saladas ou como acompanhamento de pratos salgados. O abacate tem uma diversidade de cores na sua casca, variando do verde a tons marrons, pode dificultar para saber se a fruta está madura a primeira vista, a fruta está madura quando sua consistência é menos firme, cedendo ao toque dos dedos. Quando aberta, revela uma polpa amarelo-esverdeada, macia, saborosa e com um caroço grande e arrendondado no meio.


    Curiosidade:

    Os benefícios do abacate para a saúde envolve ajudar a melhorar o perfil do colesterol no sangue e o sistema circulatório porque contém gordura saudável. Ele “é rico em vitaminas, minerais como ferro, cálcio e fósforo, fibras solúveis, fitoesteróis e lipídios (óleo). Monoinsaturados, os lipídios auxiliam na redução dos níveis do colesterol ruim e na elevação do colesterol bom. Entre as frutas frescas, o abacate é o mais rico em proteínas, podendo auxiliar em dietas que visem ao aumento da massa muscular.” (Fonte Globo Rural)  A cada 100 gramas de abacate ele contém cerca de 175 calorias.


    Conservação:

    Mantenha o abacate em local fresco e arejado. Se ainda não estiver maduro, deixe-o fora da geladeira até amadurecer por completo. Por amassarem com facilidade, não empilhe os abacates.

    Ao cortar o abacate, a polpa, em contato com o ar, escurece rapidamente. Para evitar esse escurecimento rápido, corte-o com uma faca de aço inoxidável e coloque um pouco de limão nele, isso evitará a rápida oxidação.

    Se usar apenas metade do abacate, deixe o caroço encaixado na outra metade e guarde na geladeira. Isso atrasa o processo de deterioração.



    Receitas relacionadas

    Técnicas que usam Abacate

    Cadastre-se!


    Conversor de Medidas para Receitas

    Conversor de Medidas para Receitas