Categorias

    Azeite de Oliva Azeite

    A palavra azeite (Olea europaea) deriva da palavra azeitona. Os melhores azeites de oliva, conhecidos como azeites virgens, costumam ser obtidos da pressão a frio dos frutos. Sua tonalidade costuma oscilar entre amarelo-claro e esverdeado e seu aroma costuma ser bastante delicado. Os azeites de qualidade, ou refinados, são resultado da segunda prensagem, agora realizada a quente e os piores azeites são extraídos de azeitonas de qualidade inferior e costumam ser desodorizados. Existem inúmeras pessoas que não apreciam o sabor do azeite de oliva, por já terem experimentado antes o sabor desagradável da versão medicinal do produto. Inglês: Olive Oil / Francês: Huile d'Olive

    Sobre Azeite de Oliva

    A qualidade do azeite é puramente determinada pela variedade da azeitona e do seu grau de maturação quando escolhido. A qualidade do azeite, como a do vinho, varia de um ano para o outro.

    Assim sendo, costumam ser classificados de acordo com o sabor, aroma, a cor e o grau de acidez. Os óleos de maior qualidade possuem os menores níveis de acidez.

    As preferencias pessoais costumam influenciar na escolha dos diferentes tipos de azeites. Alguns deles são leves e têm um perfume delicado, enquanto outros são densos e frutados. Existem defensores dos dois tipos de azeites para o uso em saladas, mas na maionese os azeites frutados tendem ser muito fortes. Se você é um apreciador, provavelmente usará os dois tipos, porém para diferentes finalidades.


    Preparo:

    O azeite de oliva costuma ser utilizado para dar sabor em pratos cozidos ou regados sobre saladas cruas. Os azeites do tipo virgem podem ser usados todos os dias para saladas e para cozinhar. Pratos leves ou delicados pedem óleos leves. Já os pratos mais robustos podem levar um óleo mais frutado.

    Curiosidades:

    No passado, o azeite de oliva não era avaliado por degustação. Para decidir qual seria o melhor azeite, era necessário colocar um pouco do óleo na palma de uma das mãos e esfregá-la contra a outra palma vigorosamente e só então com as mãos em concha o aroma era inalado. Essa técnica facilitava o reconhecimento da qualidade do azeite em questão.

    Conservação:

    O azeite deve ser conservado fechado, sendo armazenado em locais frescos e sem luz direta do sol. Além disso, é recomendável que sejam guardados em recipientes de vidro escuro e que sejam mantidos longe dos de produtos com cheiros intensos para evitar que os absorva.



    Receitas relacionadas

    Técnicas que usam Azeite de Oliva

    Cadastre-se!

    Receitas


    Conversor de Medidas para Receitas

    Conversor de Medidas para Receitas