Azeite de Oliva Olive Oil, Olea Europaea
A palavra azeite (Olea europaea) deriva da palavra azeitona. Os melhores azeites de oliva, conhecidos como azeites virgens, costumam ser obtidos da pressão a frio dos frutos. Sua tonalidade costuma oscilar entre amarelo-claro e esverdeado e seu aroma costuma ser bastante delicado. Os azeites de qualidade, ou refinados, são resultado da segunda prensagem, agora realizada a quente e os piores azeites são extraídos de azeitonas de qualidade inferior e costumam ser desodorizados. Existem inúmeras pessoas que não apreciam o sabor do azeite de oliva, por já terem experimentado antes o sabor desagradável da versão medicinal do produto. Inglês: Olive Oil / Francês: Huile d'Olive
A qualidade do azeite é puramente determinada pela variedade da azeitona e do seu grau de maturação quando escolhido. A qualidade do azeite, como a do vinho, varia de um ano para o outro.
Assim sendo, costumam ser classificados de acordo com o sabor, aroma, a cor e o grau de acidez. Os óleos de maior qualidade possuem os menores níveis de acidez.
As preferencias pessoais costumam influenciar na escolha dos diferentes tipos de azeites. Alguns deles são leves e têm um perfume delicado, enquanto outros são densos e frutados. Existem defensores dos dois tipos de azeites para o uso em saladas, mas na maionese os azeites frutados tendem ser muito fortes. Se você é um apreciador, provavelmente usará os dois tipos, porém para diferentes finalidades.
Preparo do Azeite de Oliva
O azeite de oliva costuma ser utilizado para dar sabor em pratos cozidos ou regados sobre saladas cruas. Os azeites do tipo virgem podem ser usados todos os dias para saladas e para cozinhar. Pratos leves ou delicados pedem óleos leves. Já os pratos mais robustos podem levar um óleo mais frutado.
Curiosidades do Azeite de Oliva
No passado, o azeite de oliva não era avaliado por degustação. Para decidir qual seria o melhor azeite, era necessário colocar um pouco do óleo na palma de uma das mãos e esfregá-la contra a outra palma vigorosamente e só então com as mãos em concha o aroma era inalado. Essa técnica facilitava o reconhecimento da qualidade do azeite em questão.
Conservação do Azeite de Oliva
O azeite deve ser conservado fechado, sendo armazenado em locais frescos e sem luz direta do sol. Além disso, é recomendável que sejam guardados em recipientes de vidro escuro e que sejam mantidos longe dos de produtos com cheiros intensos para evitar que os absorva.
Comentários
Verduras Tubérculos Sorvetes Sementes Sem Categoria Salgados Sais Raízes Plantas Pizzas Pimentas Peixes Pães Ovos Óleos Oleaginosas Nozes Molhos Massas Líquidos Legumes Lacticínios Grãos Gelatinas Fungi (Cogumelo) Frutas Frutas Fermentos Farináceos Especiarias Ervas Embutidos Doces Conservas Confeitos Condimentos Cogumelos Chocolates Carnes Biscoitos Bebidas Alcoólicas Sucos Azeites Aves Açúcares
Visitamos em Mendoza a Vinícola da primeira Enóloga da Argentina, Susana Balbo
Nada de lactose - Conheça os leites vegetais
Aromaterapia: A cozinha alquimista.