Categorias

Sal Sal

É o tempero mais utilizado na gastronomia. Pode ser considerado também o mais antigo aditivo alimentar. Praticamente todas as culturas antigas temperavam seus alimentos usando sal, tanto para suprir eventuais deficiências deles, como para melhorar o sabor. Existem diferentes tipos de sal que são classificados através de sua textura e do ambiente onde são produzidos. Inglês: Salt / Francês: Sel

Sobre Sal

Os tipos de sal mais conhecidos são:

Sal de cozinha, mesa ou refinado: é utilizado em praticamente em todos os alimentos que conhecemos. Aqui no Brasil ele deve conter em sua composição iodo, para que evite o bócio.

Sal marinho: Existem diversos tipos, dependendo da procedência e a cor de seus cristais pode variar. Muito usado na cozinha macrobiótica.

Sal grosso: Não refinado, apresenta-se na forma em que sai da salina. Na culinária é comumente usado em churrasco, assados de forno e peixes curtidos.

Sal light: seu teor de sódio é reduzido, sendo fruto da mistura de partes iguais de cloreto de sódio e cloreto de potássio. É ideal para pessoas em dietas com restrição ao sal .

Sal kosher: Este sal contém cristais grossos e irregulares que tanto pode ser extraído de mina ou do mar , desde que seja sob supervisão de rabinos. Sendo sua granulação mais grossa, tem a preferência dos chefes de cozinha, porque adere com muito mais facilidade a superfície das carnes.

Sal defumado: Tem sabor e aroma próprios que dão um toque especial às preparações.

Sal de aipo: É um sal de mesa misturado com grãos de aipo secos e moídos. É utilizado para dar melhor sabor aos grelhados de peixes, carnes e caldos consommés.

Sal do Himalaia: é colhido e colhido nos depósitos milenares de sal. Sua cor é proveniente dos  altos índices de minerais.Costuma ser utilizado para temperar comidas indianas e  na preparação de chá de lapsang souchong.

Gersal: Também muito utilizado na cozinha macrobiótica. É um sal misturado com sementes de gergelim tostadas e amassadas.

Curiosidades:

Existem registros de antigas culturas, localizadas nas margens do rio Nilo, que utilizavam o sal para conservar seus alimentos. Guerras pelo o controle das minas de sal também foram travadas em determinados momentos da história, quando o sal valia mais do que o ouro.




Receitas relacionadas

Técnicas que usam Sal

Cadastre-se!

Receitas


Conversor de Medidas para Receitas

Conversor de Medidas para Receitas