Sal Cloreto de sódio, Salt, Sel
É o tempero mais utilizado na gastronomia. Pode ser considerado também o mais antigo aditivo alimentar. Praticamente todas as culturas antigas temperavam seus alimentos usando sal, tanto para suprir eventuais deficiências deles, como para melhorar o sabor. Existem diferentes tipos de sal que são classificados através de sua textura e do ambiente onde são produzidos. Inglês: Salt / Francês: Sel
Tipos de sais conhecidos
Sal de cozinha, mesa ou refinado: é utilizado em praticamente em todos os alimentos que conhecemos. Aqui no Brasil ele deve conter em sua composição iodo, para que evite o bócio.
Sal marinho: Existem diversos tipos, dependendo da procedência e a cor de seus cristais pode variar. Muito usado na cozinha macrobiótica.
Sal grosso: Não refinado, apresenta-se na forma em que sai da salina. Na culinária é comumente usado em churrasco, assados de forno e peixes curtidos.
Sal light: seu teor de sódio é reduzido, sendo fruto da mistura de partes iguais de cloreto de sódio e cloreto de potássio. É ideal para pessoas em dietas com restrição ao sal .
Sal kosher: Este sal contém cristais grossos e irregulares que tanto pode ser extraído de mina ou do mar , desde que seja sob supervisão de rabinos. Sendo sua granulação mais grossa, tem a preferência dos chefes de cozinha, porque adere com muito mais facilidade a superfície das carnes.
Sal defumado: Tem sabor e aroma próprios que dão um toque especial às preparações.
Sal de aipo: É um sal de mesa misturado com grãos de aipo secos e moídos. É utilizado para dar melhor sabor aos grelhados de peixes, carnes e caldos consommés.
Sal do Himalaia: é colhido e colhido nos depósitos milenares de sal. Sua cor é proveniente dos altos índices de minerais.Costuma ser utilizado para temperar comidas indianas e na preparação de chá de lapsang souchong.
Gersal: Também muito utilizado na cozinha macrobiótica. É um sal misturado com sementes de gergelim tostadas e amassadas.
Curiosidades sobre o sal
Existem registros de antigas culturas, localizadas nas margens do rio Nilo, que utilizavam o sal para conservar seus alimentos. Guerras pelo o controle das minas de sal também foram travadas em determinados momentos da história, quando o sal valia mais do que o ouro.
Comentários
Verduras Tubérculos Sorvetes Sementes Sem Categoria Salgados Sais Raízes Plantas Pizzas Pimentas Peixes Pães Ovos Óleos Oleaginosas Nozes Molhos Massas Líquidos Legumes Lacticínios Grãos Gelatinas Fungi (Cogumelo) Frutas Frutas Fermentos Farináceos Especiarias Ervas Embutidos Doces Conservas Confeitos Condimentos Cogumelos Chocolates Carnes Biscoitos Bebidas Alcoólicas Sucos Azeites Aves Açúcares
Visitamos em Mendoza a Vinícola da primeira Enóloga da Argentina, Susana Balbo
Nada de lactose - Conheça os leites vegetais
Aromaterapia: A cozinha alquimista.