Categorias

    Tâmara

    As tâmaras, são frutos comestíveis da tamareira ou datileira (Phoenix dactylifera), que é uma palmeira extensivamente cultivada pelos seus frutos. Pelo fato de ser cultivada há milênios, a sua área natural de distribuição é desconhecida, mas seria originária dos oásis da zona desértica do norte de África, embora haja quem admita uma origem no sudoeste da Ásia. É uma palmeira de média dimensão, de 15 a 25 m de altura, por vezes surgindo em touceira, com vários espiques (caule da palmeira) partilhando o mesmo sistema radicular, mas em geral crescendo isolada. As folhas são frondes pinadas, com até 3 m de comprimento, com pecíolo espinhoso e cerca de 150 folíolos. Cada folíolo tem cerca de 30 cm de comprimento e 2 cm de largura. Inglês: Date / Francês: Datte

    Sobre Tâmara

    Preparo:

    Em geral ela é servida acompanhada de outras frutas secas durante as festas de fim de ano. Entre os principais benefícios da tâmara estão a grande quantidade de cálcio, ferro, vitaminas e celulose que faz com que esta fruta seja uma importante aliada no tratamento da anemia e também no fortalecimento do sistema imunológico. A fruta pode ser consumida somente ela, mas também serve como um ótimo um acompanhamento ou como componente de pratos salgados, sobremesas ou bolos. A tâmara harmoniza bem como acompanhamento de aves ou peixes e também com vinho branco.

    Curiosidade:

    Tâmara é um alimento muito importante no Médio Oriente, em especial nas zonas mais desérticas, devido á escassez de alimentos. Este fruto é muito rico a nível nutricional, tem enormes benefícios na saúde, conheça este alimento fantástico.



    Receitas relacionadas

    Cadastre-se!


    Conversor de Medidas para Receitas

    Conversor de Medidas para Receitas