Categorias

    Vinho Madeira

    O vinho da Madeira, ou simplesmente vinho Madeira, é um vinho fortificado, com elevado teor alcoólico, produzido nas encostas e adegas da Região Demarcada da Ilha da Madeira, sob condições excepcionais de fatores naturais e humanos. É o produto principal da economia da Região Autónoma da Madeira e um símbolo da Madeira em todo o mundo. É um vinho fortificado, com elevado teor alcoólico, produzido nas encostas e adegas da Região Demarcada da Ilha da Madeira. Inglês: Maderia Wine / Francês: Madeira Vin

    Sobre Vinho Madeira

    Preparo:

    O sabor do Vinho Madeira depende da harmonia de três factores: o grau de doçura a acidez e o álcool. Isso influencia também na harmonização do vinho ao prato que será servido, indo da entrada à sobremesa.


    Curiosidade:

    Extra Seco: São vinhos com densidade relativa igual ou inferior a 1,0029 g/ml. São excelentes para aperitivos e para preparação de pratos, principalmente carnes vermelhas macias. Possui no máximo 49,1 g/l de açúcares totais.

    Seco: São vinhos com densidade relativa igual ou inferior a 1,0070 g/ml, sendo também excelentes para aperitivo e para preparo de pratos. Possui entre 49,1 e 64,8 g/l de açúcares totais.

    Meio Seco: São vinhos com densidade relativa entre 1,0070 e 1,01150 g/ml. Possui entre 64,8 e  80,4 g/l de açúcares totais.

    Meio Doce: São vinhos com densidade relativa entre 1,0150 e 1,0240 g/ml. Possui entre 80,4 e 96,1 g/l de açúcares totais. Excelente com sobremesas baseadas em frutas naturais.

    Doce: São vinhos com densidade relativa superior a 1,0240 g/ml e açúcares totais que excedem 96,1 g/l. São excelentes para acompanhar sobremesas elabaoradas com frutas cristalizadas ou em calda e também para finalização de refeições.


    Fonte: segredosdovinho.com


    Receitas relacionadas

    Técnicas que usam Vinho Madeira

    Cadastre-se!


    Conversor de Medidas para Receitas

    Conversor de Medidas para Receitas