Aromaterapia: A cozinha alquimista.

Já ouviu falar do uso de óleos essenciais na comida? Se não ouviu tudo bem, os óleos essenciais ainda são bem pouco utilizados até nos grandes restaurantes, mas mesmo com tão pouca informação a respeito, a aromaterapia surge como tendência de alimentação saudável e aos pouquinhos vem conquistando adeptos na cozinha profissional e amadora.


Os óleos essenciais são produzidos pelas plantas e tem a função de protegê-las. Na alimentação segundo seus adeptos, além de proporcionar sabor aos pratos, também possuem função terapêutica devido ao seu cheiro. Esses óleos são os componentes das plantas responsáveis por seu aroma e sabor, sendo uma substância natural, por isso é preciso ficar atento para não confundi-los com essências que são substâncias químicas produzidas de maneira sintética.


Os óleos essenciais podem ser extraídos de folhas, frutos, raízes e cascas de inúmeras plantas, o que resulta em uma imensa variedade. Existe óleo essencial de limão, manjericão, orégano, louro e de praticamente todos os temperos que você possa imaginar. Os óleos essenciais podem ser encontrados em lojas de produtos naturais, e devem estar devidamente armazenados em vidros escuros. É importante prestar atenção na qualidade e nas informações da embalagem que devem conter diversas informações sobre a planta.


Normalmente os óleos essenciais são utilizados em substituição aos temperos tradicionais e aplicados na comida morna, visto que são bastante sensíveis ao calor, o seu uso precisa ser moderado uma vez que o seu sabor é bastante concentrado, por tanto, nada de sair por aí aplicando óleo concentrado na comida sem antes dar uma pesquisada na medida necessária para o prato que você deseja, é preciso ter algum conhecimento mínimo sobre esses óleos antes de mandar ver na alquimia culinária.


Gostou do post? Conta pra gente o que você quer ver por aqui!

Se fizer uma das nossas receitas é só postar a foto no instagram usando a hashtag #gourmetadois que nós estamos ligados em vocês!


Até a próxima, galerinha gourmet!

Gostou? Então comente...

Blog

Gourmet a Dois

Esse é o blog da equipe Gourmet a dois! Tudo que está acontecendo estará aqui, bastidores de gravações, detalhes, curiosidades, dicas e como fazer!

Conversor de Medidas para Receitas

Conversor de Medidas para Receitas

Assim como os comentários, esse texto reflete opiniões do autor e não necessariamente do Gourmet a dois como publicação. Ao utilizar este site, você concorda com a Política de Uso.
Cadastre-se!