Ela é mais antiga do que imaginamos, por incrível que pareça, não surgiu na Itália, era alimento de pessoas de baixa renda, caiu nas graças da realeza para algum tempo depois cair nas graças do mundo todo. No Brasil o seu dia é comemorado em 10 de Julho e para celebrar essa data deliciosamente especial, vamos conhecer um pouco sobre a história da pizza!

Existem algumas versões sobre a sua origem, mas a principal delas conta que a pizza foi criada há 6.000 anos A.C pelos egípcios que foram os primeiros a terem a ideia de misturar água com trigo, outras contam que os gregos tiveram essa ideia primeiro, assando massas feitas com farinha de trigo, grão de bico ou arroz em tijolos. Ou seja, a pizza demorou um tempo para chegar na Itália, mas chegou, e foi lá no sul da Itália, mais especificamente em Nápoles, que ela ganhou essa forma redondinha que o mundo inteiro conhece.

Ao chegar na Itália, a pizza era tida como um alimento de gente pobre, na época as pessoas acrescentavam orégano e molho de tomate a massa e a dobravam feito um sanduíche, as pessoas mais abastadas recheavam a massa com pedaços de linguiça, queijo, ou alguma outra iguaria. Mas em 1889 tudo mudou com uma visita da corte Italiana à cidade de Nápoles.

O Rei Humberto I e a Rainha Margherita de Sabóia souberam da fama do pizzaiolo Raffaele Esposito, considerado o melhor da Itália na época, e decidiram convidá-lo para a cozinha do palácio a fim de preparar uma pizza para a rainha, que era conhecida por ser bastante exigente com a comida. Raffaele resolveu homenagear a rainha preparando um pizza com as cores da bandeira italiana, utilizando manjericão para trazer o verde, tomates para o vermelho e a mozarella para representar o branco. A rainha Margherita gostou tanto do prato que pediu para que o seu mordomo chefe enviasse uma carta a Raffaele agradecendo, que por sua vez ficou tão lisonjeado que resolveu batizar a pizza com o nome de Margherita. A notícia e a receita se espalharam pela Itália e o sabor se popularizou mundo afora.

Apesar da pizza como a conhecemos hoje ter sido criada na Itália, seus maiores consumidores estão do outro lado do oceano. Isso acontece graças à Imigração de Italianos que no Brasil começou no final do século XIX e nos Estados Unidos no início do século XX., tornando Estados Unidos e Brasil respectivamente os países que mais consomem pizza no mundo, com grande destaque para as cidades de Nova York e São Paulo.

Como nós já sabíamos que essa história toda ia deixar todo mundo com mais vontade de comer pizza, reservamos para vocês as receitinhas deliciosas a seguir:

Pizza Margherita

Pizza de couve flor (Massa sem glúten)

Pizza de Pão Árabe

Pizza Branca com óleo de cebolinha

Bônus - Minidocs

Pizza - Massa Perfeita

Pizza - Sabores

Pizza - Fazendo em casa

Pizza - Uma breve história

A nossa viagem pela história da pizza acabou, mas se você resolver experimentar uma das nossas receitas, conta pra gente! É só tirar uma foto do prato e publicar no instagram com a hashtag #Gourmetadois que nós ficamos ligados em tudo o que vocês fazem!

Até mais, galerinha gourmet!