O que é Carne Maturada, você sabe?

Muito se tem ouvido falar de carne maturada, estes produtos vem ganhando cada vez mais destaque nos supermercado e nos programas de culinária,  logicamente isso acaba atraindo uma avalanche de consumidores dispostos a experimentar esses alimentos mesmo sem saberem exatamente do que se trata.


Para falar a verdade, o processo de maturação das carnes já começa a ocorrer logo após o abate, através da degradação das fibras que é ocasionada pelas enzimas que já existem naturalmente no animal, esse processo deixa a carne mais macia atenuando os sabores naturais e deixando uma textura mais tenra.


A carne maturada que você encontra no mercado tem esse processo acelerado pelo vácuo e é mantida em uma temperatura superior ao seu ponto de congelamento, esse processo não é exatamente o que chamamos de rápido, para que a carne tenha um ponto de maturação perfeita ela deve ser mantida nessas condições por no mínimo 7 dias, e é justamente por isso que ela se diferencia da carne convencional. Ao contrário do que se pensa não é apenas a carne do boi que pode ser maturada, aves e peixes também podem passar por esta técnica.


Nem toda carne maturada tem o vácuo como o seu principal fator de conservação, as carnes conhecidas como dry aged, passam longe desse processo e vão diretamente para a câmara fria dos frigoríficos com uma temperatura controlada entre 0 ºC e -2ºC podendo permanecer por lá até 60 dias. As carnes maturadas que passam por esse processo tem seu sabor ainda mais apurado, por isso carnes maturadas em dry aged são consideradas top de linha e é claro, isso reflete no preço.


Agora que você já conheceu um pouco mais sobre a técnica de maturação, aí vão 5 receitas com carne que ficam ainda melhores com carnes maturadas:


Rocambole de carne e bacon



Estrogonofe de carne



Yakissoba de carne



Carne assada da mamãe



Sanduíche de carne assada com emmental



Bônus (Molhos que acompanham carnes)


Molho madeira



Molho barbecue



Você já sabe um pouco mais sobre carnes maturadas, então é só escolher uma das nossas receitas e partir pro açougue!

Ah! Fez receitinha nossa? Conta pra gente! Poste a foto do prato que você fez no instagram usando a hashtag #AprendiNoGourmetA2 que nós estaremos de olho em tudo que vocês andam aprontando.


Até a próxima!

Gostou? Então comente...

Blog

Gourmet a Dois

Esse é o blog da equipe Gourmet a dois! Tudo que está acontecendo estará aqui, bastidores de gravações, detalhes, curiosidades, dicas e como fazer!

Conversor de Medidas para Receitas

Conversor de Medidas para Receitas

Assim como os comentários, esse texto reflete opiniões do autor e não necessariamente do Gourmet a dois como publicação. Ao utilizar este site, você concorda com a Política de Uso.
Cadastre-se!