Você sabe o que é gastronomia funcional?

Indo ironicamente na contramão da vida moderna, onde a falta de tempo e o excesso de trabalho especialmente nos grandes centros urbanos acabam negligenciando a alimentação das pessoas, a alimentação saudável tem se tornado uma tendência. No Brasil e no mundo essa tendência vem se alastrando feito um rastilho de pólvora, e para atender a toda essa demanda de pessoas aficionadas por qualidade de vida surgiu a gastronomia funcional.


A gastronomia funcional é a queridinha das pessoas que gostam de comer bem mas não são tão chegadas assim nos exercícios físicos. Sem mais delongas, gastronomia funcional é nada mais nada menos que a fusão das áreas de gastronomia e nutrição funcional. Ela basicamente tem a premissa de trabalhar com os alimentos que o seu corpo precisa para funcionar plenamente, sem doenças, alergias ou qualquer um desses problemas que podem ser ocasionados por alimentação desequilibrada. A palavra chave é prevenção, nesse caso.


Se você acha que para ter uma alimentação funcional precisa se jogar nessas comidinhas light/diet sem graça e sem sabor, você se enganou, ainda bem. Segundo a agência nacional de vigilância sanitária (ANVISA), alimentos e ingredientes funcionais são aqueles que além de cumprir com as funções nutricionais básicas quando consumidos em uma dieta regular, também trazem benefícios para a saúde podendo ser consumidos sem supervisão médica. Em tese todo alimento é funcional e a grande sacada é saber equilibrar isso.


Aqui no Brasil já existem muitos chefs e restaurantes especializados neste tipo de gastronomia, mas se você quer saber quais são os melhores alimentos para suprir uma necessidade específica para a sua dieta, o melhor mesmo é sempre buscar a ajuda de um profissional, assim você monta um menu com o que você mais gosta e ainda sai por aí esbanjando saúde e disposição.


Para entrar nesse clima todo saudável nós deixamos aqui 5 receitas que deixariam qualquer adepto da gastronomia funcional de sorriso aberto:


Espaguete de abobrinha e camarão



Bolo de banana integral



Pão de mandioquinha



Suco verde



Sorvete de banana




Curtiu a gastronomia funcional? Vai experimentar alguma dessas receitas? Conta pra gente! Faça uma foto do seu prato e poste no instagram usando a hashtag #Gourmetadois que nós estamos de olho!


Até a próxima!

Gostou? Então comente...

Blog

Gourmet a Dois

Esse é o blog da equipe Gourmet a dois! Tudo que está acontecendo estará aqui, bastidores de gravações, detalhes, curiosidades, dicas e como fazer!

Conversor de Medidas para Receitas

Conversor de Medidas para Receitas

Assim como os comentários, esse texto reflete opiniões do autor e não necessariamente do Gourmet a dois como publicação. Ao utilizar este site, você concorda com a Política de Uso.
Cadastre-se!