Este é o caso das IPA, ou India Pale Ale.

As IPA surgiram com o intuito de fazer a cerveja aguentar as longas viagens entre a Inglaterra e a Índia, onde eram adicionadas doses maiores de lúpulo, um ingrediente naturalmente conservante, que é responsável pelo amargor característico das cervejas.

Este estilo trás o aroma intenso de lúpulo, podendo ser mais terroso no caso das English IPA ou mais cítrico no caso das American IPA. Na boca, trazem um amargor médio a alto, comumente apresentado com um dulçor residual de malte, podendo ter inclusive um toque sutil de caramelo ou tostado. A graduação alcoólica pode variar de 5 a 7,5% ABV.

Apesar da característica amarga, o que leva um rótulo a ser um bom exemplo do estilo é o equilíbrio. É essencial que haja uma boa base de malte para igualar a intensidade do amargor, tornando a cerveja agradável na hora de beber.

Geralmente, as receitas de IPA levam mais de um tipo de lúpulo em sua composição. Eventualmente, algumas cervejarias realizam uma série de cervejas usando exatamente a mesma “base”, porém, cada uma delas com um único tipo de lúpulo. São as chamadas “single hop”. A cervejaria Mikkeller tem uma série bem completa, e entre as nacionais, a cervejaria Dama também realizou uma série de 4 rótulos recentemente.

Há ainda um sub-estilo chamado Imperial (ou double) IPA, que é ainda mais intenso, tanto no amargor quanto na graduação alcoólica, podendo chegar a até 10% ABV.

Rótulos obrigatórios para um apreciador de IPA:

English IPA - Fullers IPA, Harviestoun Bitter & Twisted

American IPA - Brewdog Punk IPA, Bodebrown/Stone Cacau IPA,

Imperial/double IPA -  Speakeasy Double Daddy IPA, Dogfish Head 90 Minute IPA