Quando se fala em cerveja, o que mais me fascina é o leque de possibilidades que ela proporciona. 

Posso facilmente imaginar uma Premium American Lager acompanhando um churrasco no verão com os amigos ou uma Russian Imperial Stout para uma noite fria com fondue de chocolate para um casal de namorados. É incrível como a mesma bebida pode ser tão versátil e se adequar a situações, comidas, climas e propostas tão diferentes.Tratando-se de gastronomia, quando consideramos pratos mais elaborados, ainda existe certa resistência em trazer a cerveja para a mesa e o vinho acaba sendo a escolha da maioria. Felizmente essa situação tem mudado e as pessoas estão reconhecendo que a cerveja pode sim estar associada a comidas requintadas.

Com pelo menos  9.000 anos de idade, a cerveja sempre esteve ligada ao convívio social e à confraternização. O que tomar com os amigos após um jogo de futebol? Cerveja. O que servir em um churrasco? Cerveja.O que tinha no happy hour do escritório? Cerveja.O que harmonizar com esta linda tábua de queijos? Vinho Cerveja.A cerveja reúne as pessoas por si e proporciona alegria sempre que envolvida, é uma bebida extremamente agradável de ser tomada.

Outro ponto que me fascina é a cultura cervejeira. Extremamente variada, traz em sua essência sempre muita paixão e tradição envolvidas. Isso vai das cervejas feitas por mosteiros que obedecem as rígidas normas da ordem Trapista (que são somente 8 pelo mundo), até as mais tradicionais na Alemanha, que seguem até os dias de hoje a lei da pureza decretada em 1516 pelo rei da Baviera e é válida em todo o território nacional.

Se você pode imaginar um momento da vida, pode também imaginar uma cerveja que o acompanhe.No boteco do seu Zé com uma bela fritura ou em restaurantes maravilhosos pelo interior da Bélgica, sempre haverá uma cerveja pra tomar e lapidar o seu momento.

Por fim, evite ser um “cervechato”. Tenha a cabeça e paladar abertos, não se restrinja a determinado estilo, ajude quem está começando, tenha humildade caso seu conhecimento seja avançado ou iniciante. Cerveja tem a ver com alegria e descontração, não regrinhas e frescuras.

Agora pegue sua caneca (pint, caldereta, tulipa) e prepare-se para viver experiências surpreendentes que esse mundo proporciona!PROST!

rn