Que atire a primeira pedra quem nunca desejou um copo de cerveja estupidamente gelada em um típico dia de verão. Mas afinal, como beber bem se as cervejas “mainstream” estão por toda parte e são um convite quase que irrecusável para esses dias?

Não se preocupe, todos os grandes apreciadores de cerveja também têm seu momento “mainstream”. Ninguém consegue fugir desse clássico do verão!

Mais do que cerveja gelada, o verão pede um volume de cerveja muito maior do que em qualquer outra época do ano. Se vamos beber mais, as características das cervejas devem ter, preferencialmente:  Baixo teor alcoólico, corpo leve, refrescância e boa “drinkability”.

Se for o caso de tomar uma Premium American Lager no bar com os amigos, minha escolha certamente será a Heineken.  
Atualmente feita no Brasil (com exceção do keg de 5 litros), ela tem suas diferenças em relação à versão holandesa, mas ainda acredito ser o melhor custo benefício quando comparado com as outras marcas concorrentes. A maior evidência do lúpulo me agrada mais, além de ter mais personalidade.

Partindo para as especiais, German e Bohemian Pilsner são ótimas escolhas para dias quentes por serem muito leves e refrescantes. Gosto muito da BrewDog 77 Lager e da Brooklyn Pilsner (German Pilsner), com características de malte e lúpulo, sendo o segundo um pouco mais evidente. A Czechvar e a 1795 (Bohemian Pilsner), tem maior ênfase no malte e amargor fica um pouco mais discreto.

As Witbier vão muito bem com o verão. São boas opções quando acompanham petiscos, saladas ou queijos. Trazem notas fortes de semente de coentro e raspas de laranja, proporcionando grande refrescância. Hoegaarden tem um preço justo e é um exemplar clássico. A Vedett Extra White também é outra boa escolha.

Cerveja pouco popular e que tem tudo a ver com o verão são as Kölsch. A mais famosa é a Früh. Excelente, seu corpo não é extremamente leve mas trás um toque cítrico sutil que a faz ter uma drinkability muito alta. Boa pedida, apesar de o preço não ajudar muito por aqui.
Por outro lado, temos a nacional Eisenbahn Kölsch, que apesar de deixar a desejar um pouco no aroma e sabor, tem amargor bem discreto mas boa drinkability. O atrativo é o preço: R$ 6.

Por fim, Guinness! Apesar de parecer estranho uma cerveja escura no verão, a Guinness  é uma Dry Stout que tem corpo muito leve e graduação alcoólica baixa, fazendo com que esse conjunto seja uma ótima e diferente escolha para dias quentes. Sou capaz de tomá-la a noite inteira sem grandes esforços!

E a sua pedida para o verão, qual é?