Recentemente fui à cidade de Manaus-AM onde mora parte da minha família. Há mais de dez anos que eu não ia lá, então fui bastante empolgada em desbravar a cultura local. Claro que a gastronomia regional foi um dos principais pontos de curiosidade na minha viagem né?!

E lá foi eu descobrir o que havia de melhor em termos de comida criando a série “Delícias do Norte”, onde pude compartilhar na página do Gourmet a Dois no Facebook, algumas dessas comidas típicas.

Logo no primeiro dia na cidade fui correndo tomar um tacacá! O tacacá se trata de uma comida regional, é como se fosse uma sopa, e seus ingredientes são: goma de mandioca, camarão seco, folhas de Jambú e bastante tucupi! Imaginem esta mistura quente e apimentada junto ao calor da cidade! Pra quem gosta de comida picante como eu, não tem muito problema.

A tapioca recheada também foi uma das minhas paixões neste período! Cada dia eu descobria um recheio diferente, entre eles o tucumã, que é uma fruta muito conhecida na região, e fica uma delícia com queijo coalho.

Como sou apaixonada por peixes, aproveitei também para me deliciar com os peixes de água doce. O tambaqui é meu peixe preferido, experimentei ele de todas as maneiras possíveis! Frito, cozido, em pasta… sempre acompanhado de farinha, arroz e molho.

O clima da cidade é BEM quente, na hora da sede eu não pensava suas vezes… aproveitava para beber os sucos de frutas regionais,entre eles: Cupuaçú, graviola,acerola, buriti e taperebá.

O legítimo açaí também teve seu lugar no meu coração rs, diferente do açaí que é vendido aqui no Rio, o açaí regional é servido em uma textura mais líquida e sem adição de xarope de guaraná. Logo, ele é menos doce mas bebendo geladinho é uma delícia!

Esta viagem foi ótima, pude rever meus familiares e experimentar excelentes sabores. Espero continuar desbravando a gastronomia pelo Brasil, pois temos uma diversidade enorme de sabores espalhados pelo país e confesso que comida e viagem são minhas duas grandes paixões. 

rn