A copa do mundo já começou e o mundo concentra seus olhos para um único país: A Rússia. Para muitos ela é conhecida apenas pelo seu clima frio, seu passado de guerras e comunismo, e claro, a Vodka, mas a Rússia também possui uma forte cultura gastronômica.

A influência das culinárias européia e oriental, junto as expansões soviéticas garantiram a Rússia uma grande variedade de sabores, embora a maioria dos seus pratos tenham um paladar mais agridoce. Apesar de ser rica em gorduras e carboidratos devido ao seu clima frio, os pratos Russos são bastante simples e saudáveis, entretanto devido a imensidão territorial daquele país, assim como no Brasil, a sua culinária pode variar bastante de região para região.

Uma grande curiosidade é que na Rússia o almoço além de ser servido às 2 da tarde, ele costuma ser dividido em 3 etapas, sendo elas: Sopa, depois uma proteína acompanhada de um carboidrato e por último uma saladinha. O clima frio pede pratos quentes que fornecem energia para o corpo, por isso na culinária Russa raras são às vezes em que legumes e vegetais são servidos crus, por esse motivo também as sopas introduzem os pratos principais.

Os Russos possuem uma grande variedade de ingredientes, entre eles destacam-se a carne de porco, os peixes esturjão,  truta e arenque, batata, pães, ovos, pepinos (geralmente em conserva), repolho, cenoura e cogumelos. Eles também curtem uma iguaria pouco conhecida aqui no Brasil, o creme de leite azedo (sour cream), que serve de base para o smetana, uma espécie de molho que os Russos saem tacando em tudo, sem se importar se é doce ou salgado. Isso sem esquecer do caviar, que ao contrário do que acontece aqui no Brasil, por lá é bem mais barato e comum em todas as casas, principalmente no café da manhã.

Ficou com vontade de experimentar os sabores Russos né? Então fica com essa receita de Strogonoff ou Stroganov para os íntimos..cof.. cof

Strogonoff de carne

Para encerrar já sabem né? Quando fizer receitinha nossa é só tirar uma foto e postar no instagram usando a Hashtag #Aprendinogourmeta2 que a gente fica de olho em vocês.

Até a próxima!