-Tudoooo tem um início... 

Os Food trucks surgiram nos Estados Unidos devido à crise financeira de 2008, alguns desempregados ou jovens empreendedores decidiram investir em um novo ramo: trailers para vender comidas nas ruas. Por serem equipados com cozinhas, balcões, inúmeros tipos de comidas (de qualidade) e com baixo custo, o que acabou agradando os americanos.

-Já no Brasil...

A comida de rua é popular há anos e se assemelha muito ao Food truck. Mas, apesar de ambos oferecem praticidade, locomoção, rapidez, preço acessível, o que diferencia as duas formas de vendas é justamente a Sofisticação.

Os primeiros food trucks brasileiros surgiram em São Paulo, com o Rolando Massinha, que tem a frente o Chef Rolando Venucci. Este, que de início foi julgado pela sua ideia mirabolante, hoje já dispõe de vários food trucks padronizados (e franquias), porém com outro tipo de carro-chefe, como:  churros, kebabs, dogs.

-E em Manaus tem?

Tem merrrrmoo! Aqui em Manaus quem trouxe essa novidade foi o Chef Fernando Vieira, com o Bora Lá Food Truck. Em uma entrevista feita ele informa que estudou gastronomia, já trabalhava há 6 anos dentro da área gastronômica em São Paulo, conheceu outras pessoas desse segmento, aprendeu com eles na prática e resolveu criar o seu próprio para trazer à nossa terrinha, Manaus.

1698d51a19d8a121ce581499d7b701668.jpg

Fig. 2: CABRAL, Júlio. Bora Lá Food Truck & Suelem Raposo com Chef Fernando Vieira no evento Chefs na rua - Manaus. 2014

Além do Bora Lá Food Truck, temos em Manaus o Veraneio Food Truck (hamburgueria) e o Urbano Food Truck (que vai inaugurar no dia 08 deste mês). 

1069059b7ef840f0c74a814ec9237b6ec.jpg

Fig. 3: RAPOSO, Suelem. Veraneio Food Truck & Urbano Food Truck Fonte:http://www.obomdaqui.com; http://www.foodtruckurbano.com.br. 2015
-Mas e as Food bikes? 
Parece estranho a primeiro instante, mas é isso mesmo. Com a onda dos food trucks, alguns investidores viram nas bicicletas uma forma também de inovar dentro deste segmento. Isso se ocorre por possuírem uma grande mobilidade, sendo mais fácil de chegar aos locais, possuem um investimento inicial menor do que um food truck, e são mais ecológicas por não utilizarem combustível. 
Porém, nem tudo são rosas... suas desvantagens são: o espaço para armazenamento das comidas bem como atendentes é ainda mais reduzido em ralação ao food truck; ter que optar por um estilo de comida, sem tantas opções para venda por não ter como armazenar tudo em uma bicicleta; e, em cidades com trânsito não muito amigável, pode tornar-se algo perigoso. 
Em Manaus nós temos 2 destas: a do É de Comer?, pertencente ao publicitário Victor Israel e a Sorelle Doceria Gourmet, pertencente às irmãs Juliana e Mirelle Marcelino (advogada e engenheira civil, respectivamente).
Estes estavam presentes no evento que teve no Parque dos Bilhares em Manaus, e foi notória a aceitação deste seguimento pelo público que alí estava. E tava até o tucupi de gente. 
18d5e957f297893487bd98fa830fa6413.jpg
Fig. 4: RAPOSO, Suelem. É de comer? Food Bike & Sorelle Doceria Food Bike, no evento de aniversário de 5 anos do grupo @pedalamanaus. 2015
-Cardápio: 
Disponibilizado nas redes sociais, seguindo os dias, estes seguem a temática de seus estabelecimentos. Durante as vendas, são disponibilizados em um quadro de giz (chalkboard) para que os consumidores possam ter a ideia do alimento vendido naquele dia e o respectivo preço.
No Bora Lá Food Truck nós temos os burgers, os dogs, além do cheese cake de banana e pudim de leite com Jack Daniels (ambos servidos em potinhos de vidro personalizados.
Na food bike do É de comer? Nós temos a bôla de linguiça calabresa com catupiry, e as empanadas argentinas com sabores variados. 
Já as Meninas da Sorelle Doceria, vendem em sua food bike tortas em potinhos, com variados sabores como abacaxi, bem casado, prestígio, banana frita e cupuaçu.
-Preços:
Em todos, os preços das comidas variam entre R$10,00 à R$20,0. Pelo atendimento e comida no geral isso não chega a ser uma facada.
-Localização:
A intenção é ser itinerante, não ter pontos fixos já que podem se locomover, diferentemente dos demais restaurantes. Porém, devido a questão de regulamentação (fiscalização e afins), os food trucks encontram-se com endereços fixos, podendo sim se locomover caso convidados para algum evento, show, festas e etc. 
Bora Lá Food Truck: Rua Salavador, 171 – Adrianópolis – entre as ruas Paraíba e Salvador;
Veraneio Food Truck: Av. Jacira Reis, 1405 - D. Pedro - próximo a "Bola das Letras", sentido Ponta Negra;
Urbano Food Truck: Rua 3, quadra 2, - Parque 10 -  em frente a Trattoria da Margô;
Já as food bikes, por terem uma mobilidade maior, encontram-se de forma mais itinerante. Normalmente estão eventos como bazares, parques, feiras (como a da Av. Eduardo Ribeiro em Manaus)e etc.
Um forma de saber a localização é acompanhar as redes sociais destes (facebook, instagram, etc). Segue abaixo:
BoraLá Food truck   ou  @boralafoodtruck
Veraneio Food Truck ou  @veraneiofoodtruck
Urbano Food Truck  ou  @foodtruckurbano
É de Comer?  ou  @edecomer
Sorelle Doceria Gourmet ou @sorelle.manaus
-Regulamentação:
No Brasil, a regulamentação deste segmento está sendo estabelecida aos poucos, de forma bem abrangente, direcionada às comidas de rua em geral. A primeira lei aprovada foi em Belo Horizonte, seguindo por São Paulo (Lei 15.497). Porém, apesar de aprovada, estas precisam ser regulamentadas, além de verificarem questões como: comidas permitidas, regras de higiene e condicionamento, locais onde poderão estacionar pelas cidades.
Chibata, né?!
Essa novidade tem tudoooo pra dar certo. E que venham mais food trucks e food bikes! 
Por Suelem Raposo
FONTES
Disponível em:http://www.dcomercio.com.br/categoria/negocios/comida_sobre_rodas 
Disponível em:http://foodtrucksnobrasil.com/2014/11/food-bikes-uma-nova-alternativa
Disponível em:http://rolandomassinha.com.br/ 
Disponível em:https://www.facebook.com/BrasilFoodTrucks 
Fig. 1 capa: JESUS, Nickollas. Boralá Food Truck . 2014.