Muito produzido no Pará ( Igarapé-Miri-PA -  A capital do Açaí) e no Amazonas (Coarí – Terra do Açaí), O Açaí é um dos xodós dessa região - vem sendo cada vez mais consumido e cultivado por diversos estados do nosso país - E pode ser encontrado com facilidade, já que a sua frutificação ocorre o ano inteiro, com abundância nos meses de Julho à Dezembro. Sua planta é aproveitada para diversos fins, como: Artesanato, medicina nutricional e na gastronomia.

Seu caule é comercializado para fazer palmito. A polpa do seu fruto, muito saborosa, pode ser consumida e comercializada em forma de polpa, sorvete, suco, picolé, bolo, vitaminas, molhos, geleias, vinho, fondue, em pó, como cosmético e etc. E este, devido a sua fama, vem sendo consumido de diversas formas pelo Brasil a fora (como Rio de Janeiro,São Paulo - que começou a partir dos anos 80 e 90 – e recentemente no Mundo). Algumas pessoas já foram até inspiradas a realizar releituras de receitas utilizando esse fruto.

·         Aqui no Norte, nós consumimos a polpa extraída pura ou ainda consumimos com farinha de mandioca ou tapioca, peixe assado, camarão seco. Pois dá sustança! Além disso, é consumido em forma de vinho, suco, picolé, creme, sorvete, mingau, bolo, pudim, vitaminas, geleias, caldas, e etc.  Atualmente consumimos também na forma de frozen. Geralmente a fruta (polpa) é comercializada congelada, pois por possuir muitos lipídios, fermenta rapidamente em temperatura ambiente (aproximadamente 24 horas).

  No Nordeste o açaí (em algumas partes conhecido como Juçara) é consumido através da polpa acompanhado com granola, banana, raspas de chocolate, leite condensado, coco e etc. Em alguns locais (Maranhão, por exemplo) também pode ser consumido de forma parecida que nem no Amazonas e no Pará, com peixe e camarão seco. Algumas pessoas dizem que Açaí e Juçara são a mesma coisa (meu pai que é maranhense, por exemplo), no entanto, apesar de terem uma semelhança enquanto planta e fruto (há quem diga que a juçara é mais doce), são apenas parentes bem próximos de acordo com pesquisas feitas na Bahia.

106409663226af2f3114485aa4e0a23b4.JPG"

·         Já nas demais regiões (em especial o Sudeste), o açaí é consumido na tigela em forma de frozen (Uma mistura de açaí em barra, base para sorvete, açúcar, banana e guaraná (xarope). Onde é batido tudo na máquina, depois gela em outro equipamento, e sai em forma de creme), com adicional de granola, castanhas, banana, leite condensado, creme de leite e etc.

   No Mundo, esta fruta ficou bastante conhecida pelo seu valor energético, nutricional e sua funcionalidade (em vitaminas e suplementos), bem como características antioxidantes (combatendo o envelhecimento, bem como na utilização de cosméticos). E como há um problema na logística do comércio, e por ser um produto perecível, o açaí acaba sendo comercializado para fora muitas vezes em forma de pó.

Logo, o Açaí é uma fruta porreta!

E aproveitando que você aprendeu um pouco sobre o açaí, que tal fazer uma receitinha com ele?!

Um cheesecake com calda de açaí (releitura)

Porção: 10                      Tempo de preparo: 1 hora e 30 min

Ingredientes Massa

1 pacote de biscoito maisena  (141g)

2 colheres de sopa de manteiga sem sal (60g)

Ingredientes Recheio

3 potes de cream cheese (450g)

3 ovos

½  Colher de Sopa de Essência de baunilha

1 Colher de Sopa de Suco de limão

½ Colher de chá de Sal (2g)

½ Xícara de Chá de açúcar refinado (109g)

Ingredientes Calda de Açaí

300g da polpa do Açaí

½ Xícara de Chá de açúcar refinado (109g)

200 ml de água (para calda doce) / 100 ml de água e 100 ml de suco de limão (para calda mais azedinha)

Modo de Preparo

- Em um ziploc/saco plástico, despeje todo o pacote de biscoito maisena, feche, e esmague as bolachas de forma que as mesmas virem uma espécie de farinha. Se preferir usar o liquidificador ou processador, sem problemas.

- Reserve a farinha.

- Misture a manteiga sem sal e mexa até uni-las e formar uma massa homogênea (A princípio, ela irá aparentar estar seca, mas aos poucos vai incorporando a gordura a ela, adquirindo a consistência necessária).

- Em uma forma de fundo falso molde a massa na forma.  A dica é sempre espalhar a massa toda ao fundo, não deixando a mesma ficar nem fina e nem consistente demais (equivalente a 2 ou 3 mm).

- Levar ao congelador por volta de 15 minutos, o tempo que você faz o recheio.

Recheio

- Em uma batedeira, adicione o cream cheese e o açúcar e bata em uma velocidade média por 4 minutos. Verifique com a ajuda da espátula, se o recheio está se misturando por completo. Pré-aqueça o forno em 180º (5 min).

- Em seguida adicione a baunilha, o suco de limão e o sal e deixe bater na mesma velocidade por mais 2 minutos. Aos poucos, acrescente os ovos, um a um, com um pequeno intervalo de alguns segundos e bata por mais 2 minutos. 

- Desligue a batedeira e retire o recipiente com o recheio e reserve.

- Retire a massa do congelador. Despeje o recheio sobre a massa de forma a ficar uniforme.

- Em seguida, leve ao forno pré aquecido e marque por volta de 45 minutos.

*Vale ressaltar que o tempo em média é esse, mas varia de forno para forno.

- Ao retirar, deixe esfriar um pouco (15 minutos), que é o tempo em média que levaremos para fazer a calda.

Calda

- Em uma panela em fogo médio, despejar a água (ou água + limão, para quem prefere uma calda mais azedinha), açúcar e o açaí. 

- Mexa até ferver, reduzir o volume e atingir uma consistência de sem grudar ao fundo.

- Desligue o fogão e reserve por 5 minutos até que encorpe mais se quiser a calda mais consistente. Caso contrário, deixe apenas por mais 2 minutinhos e despeje sobre o cheesecake.

- Leve-o para a geladeira por volta de 30 minutos e sirva!

16c4b761a28b734fe93831e3fb400ce87.JPG"

Glossário do Amazonês:

Chibata (adj): coisa muito boa.

Dar corda (exp. Id.): Dar confiança.

Porreta (adj.) Nesse caso, o mesmo que chibata.

Que nem (Exp. Id.): Expressão de comparação.

Que só! (:Loc. Adv.): Indica intensidade, similar a “pra caramba”.

Sustança (s.f.) – Força, energia.

Telesé?! (Exp. Ind.) : Forma reduzida de  “tu é leso(a) é?!”, similar a  “tu é doido(a)?!”

Ter um porém (Exp. Ind.): Tem um detalhe.

Xodó (s.m.): Favorito.

Fontes:

(Glossário): FREIRE, Sérgio. Amazonês. 2ª Ed. Editora: Valer.

Disponível em: http://acaievida.blogspot.com.br/search?updated-min=2013-01-01T00:00:00-08:00&updated-max=2014-01-01T00:00:00-08:00&max-results=50  Acessado em 30/07/14

Disponível em: http://www.i-legumes.com/acai-beneficios-para-a-saude.html Acessado em 30/07/14

Disponível em: http://www.fapeam.am.gov.br/acai-branco-da-amazonia-faz-sucesso-entre-consumidores-da-regiao/ Acessado em 30/07/14

Disponível em: http://www.inaceres.com.br/downloads/artigos/acai_jucara.pdf Acessado em 30/07/14