O Pirarucu (Arapaima gigas) é um dos maiores peixes de água doce fluviais e lacustres do Brasil, podendo atingir até três metros e seu peso pode ir até 200 Kg. Maceta, né?! Seu nome é de origem Tupi : Pirá = Peixe e Urucum = vermelho, devido a cor existente em sua calda. Alimento tradicional entre as populações ribeirinhas, o alto valor comercial do pirarucu se deve ao grande porte e excelente sabor de sua carne, muitas vezes substitutiva do bacalhau. É um dos maiores peixes de água doce do mundo, sendo conhecido por outros nomes como “Bacalhau da Amazônia”.
Fig.: Peixe Amazônico: Pirarucu. / Fonte: http://www.acheimacapa.com.br/noticia/112/pirarucu, 2011.
Este peixe é vendido fresco ou salgado, e, após a sua salga, destina-se o consumo em quantidades que variam de 20 a 40 kg. De acordo com algumas pesquisas foi possível constatar que estes são encontrados mais especificamente nas áreas de várzea, onde as águas são mais calmas e possuem temperatura de 24 à 37ºC, e graças ao processo de Manejo, realizado com a fiscalização do Ibama, foi possível, dos vera, a permanência de sua espécie sem que deixássemos de consumi-lo.
O Bacalhau da Amazônia é utilizado de várias formas. As suas escamas são usadas como lixa de unha ou na confecção de ornamentos, e sua língua, óssea e áspera, é largamente utilizada para ralar o guaraná em bastão. Os ovos das fêmeas também são consumidos e a pele é objeto de estudos que visam a utilização na produção de sapatos, bolsas e vestimentas.
Possui um valor nutricional muito alto dentre os peixes amazônicos, sendo um dos mais procurados pelos amazonenses, juntamente com o tambaqui. Este é rico em proteínas, minerais, contendo vitaminas do “Complexo B” e rico em ômega 3 e 6 (antioxidantes naturais). A carne do pirarucu é macia, e de um gosto espetacular e extremamente saboroso. É praticamente desprovida de espinhas, e se prepara diversos e saborosos pratos regionais, entre eles o famoso "pirarucu de casaca", quiches, iscas, bolinhos e etc.
E se me perguntar: Pirarucu é bom mermo? R= Bom é apelido!
Umbora então tentar fazer uma merenda boa que só?!
RECEITA
MINI-QUICHE AMAZÔNICA COM PIRARUCU
Porção: 20 /Tempo de preparo: 1 hora e 30 min
Ingredientes (Massa)
250 g de Farinha de Trigo Especial;
02 Gemas de Ovo tipo B;
01 Colher de Cachaça ou conhaque;
150 g de Manteiga Fria;
Sal Refinado Opcional;
Ingredientes (Recheio)
200g de Pirarucu fresco;
½ Cebola picada;
1 Dente de alho grande picado;
2 Colheres de cheiro-verde (coentro, cebolinha, chicória ou coentro-do-pasto) picado;
200 ml de Creme de leite;
2 unidades de Bananas pacovã (maduras) fritas e picadas;
200g de Queijo coalho ralado;
40ml de Azeite;
200g de Requeijão cremoso sabor mussarela.
Modo de Preparo (Massa)
Peneire a farinha dentro de um bowl e em seguida, acrescente a manteiga fria cortada em cubos. Com as mãos, una a manteiga e o trigo de forma que amassando as mesmas, dê uma textura arenosa (deve ficar grânulos pequenos).
Acrescente as gemas ligeiramente batidas e misture novamente com as mãos. Em seguida, acrescente a cachaça ou conhaque e continue misturando a massa com as mãos.
Vire a preparação sobre a bancada limpa e higienizada, e amasse com a palma da mão até ficar firme e homogênea;
Cubra a massa com filme plástico e leve à geladeira por no mínimo 30 minutos antes de utilizar (o ideal que é fique na geladeira por pelo menos um dia antes de usar, assim a umidade fica mais uniformemente absorvida pela farinha, o que irá resultar numa massa mais homogênea e macia);
Ao retirar da geladeira, trabalhá-la novamente (amasse com as mãos sobre a bancada) antes de forrar a forma com a mesma.
Obs.: É importante prestar atenção no ponto da massa, uma vez que temos uma variedade de tipos de trigo e manteiga. Nunca acrescente toda a manteiga de uma vez, acrescente 70% e aos poucos caso seja necessário você vai acrescentando o restante. Caso fique muito grudenta com essa quantidade, acrescente um pouco mais de trigo.
Modo de Preparo (Recheio)
Faça o mise en place dos ingredientes de acordo com a quantidade sugerida na receita. Em uma panela média, cozinhe o pirarucu por 5 minutos ou até começar a ferver e deixar mais 3 min em fervura. Em seguida retire do fogo, lave em água corrente e reserve.
Em uma placa de corte específica, corte a cebola bem picada e reserve em um ramekin. Em outra panela, aqueça o azeite, junte a cebola, o alho e deixe dourar. Em seguida, acrescente o pirarucu, e deixe refogar por cerca de 3 a 4 minutos. Retire a penela do fogo.
Em um bowl, coloque o pirarucu, o creme de leite, o cheiro-verde, a banana picada, o queijo coalho ralado, e misture. Se tiver faltando algum tempero, você pode acertar nesse momento. Reserve.
Obs.: Se você quiser um recheio puxando mais pro doce, acrescente mais banana. Se quiser um recheio mais salgado, acrescente mais queijo coalho.
Montagem
Coloque a massa nas forminhas, dê forma a elas, pressionando-as do centro até as laterais. A massa tem que ficar fina, de modo a sentir a forma, sem que apareça o fundo. Tem que estar bem espalhada. Se você pressionar nas dobras com as pontas dos dedos, vai perceber que a mesma encontra-se nem muito fina e nem consistente demais (equivalente a 2mm).
Coloque o recheio dentro das forminhas com massa, adicione uma camada de requeijão cremoso sobre o recheio, e leve ao forno por mais ou menos 15 min à 200ºC, até as quiches ficarem com aparência bem dourada e a massa parecer bem assada. Depois espere esfriar um pouco, cerca de 30 min e sirva.
GLOSSÁRIO DO AMAZONÊS
Maceta (adj.): Grande, imenso, com proporções anormais.
Dos vera (loc. adj.):De verdade.
Mermo(adj): Corruptela de “mesmo”
...é apelido (exp. Id): É pouco
Umbora : Vamos.
Merenda (s.f.): Lanche.
Que só! (:Loc. Adv.): Indica intensidade, similar a “pra caramba”.
FONTES
(Glossário): FREIRE, Sérgio. Amazonês. 2ª Ed. Editora: Valer.
Disponível em: http://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/especiais/biodiversidade/especie_do_mes/agosto_pirarucu.cfm Acessado em 04/09/14
Disponível em: http://www.portalamazonia.com.br/editoria/saude/tambaqui-e-pirarucu-entre-os-peixes-com-maior-valor-nutricional/ Acessado em 04/09/14
Disponível em: http://www.acheimacapa.com.br/noticia/112/pirarucu#.U6mnWfldWSo
Acessado em 04/09/14
Disponível em: http://http://www.imprensajobs.com.br/arquivos/premiosebrae/6edicao/impressos/00791.pdf.blogspot.com.br/2011/05/acai-euterpe-oleracea-mart.html Acessado em 04/09/14
Disponível em: http://www.imprensajobs.com.br/arquivos/premiosebrae/6edicao/impressos/00791.pdf
Acessado em 04/09/14
Fig. 1: RAPOSO, Suelem. Quiche Amazônica com Pirarucu (pronto para ser servida). 2014.
Fig. 2: Peixe Amazônico: Pirarucu. / Disponível em: http://www.acheimacapa.com.br/noticia/112/pirarucu Acessado em: 04/09/14