Uma das coisas que mais gosto nas cervejas são as edições especiais que as cervejarias fazem para comemorar alguma data especial.

As cervejas de natal são as mais clássicas, e as cervejarias tradicionais sempre têm exemplares para esta data.

É o caso da Delirium Christmas e Noel, a St. Bernardus Christmas, Gouden Carolus Christmas entre muitas outras. Mas será que essas cervejas são ideais para o nosso natal?

Por um lado elas harmonizam muito bem com nossas comidas natalinas, como nozes, frutas secas, pernil, entre outras. Por outro lado, cervejas com 10% ABV não são tão fáceis de tomar nas noites quentes que temos em dezembro no Brasil.

Acho válido pela harmonização, mas a dose deve ser moderada.

A “Our Special Ale”, da Anchor, é uma cerveja interessante de muita personalidade que foge dos padrões belgas, e para o natal e ano novo pode ser uma boa opção. É uma cerveja escura com notas de chocolate, vinho do porto e pinho bem evidentes. Não é muito alcoólica (5,5% ABV), então pode entrar na lista também!

Com o crescimento do mercado brasileiro, nos últimos tempos surgiram ótimas nacionais, como a Eisenbahn Weihnachts Ale, e a Bamberg Weihnachts. Ambas menos alcoólicas, 6,3% e 6% ABV, respectivamente, e preço  bem mais acessível. Ótimas para acompanhar a ceia, especialmente se a família for grande.

Outra queridinha para essa época é a DeuS.

Seu processo de fabricação é complexo, ela passa pelo metodo “champagnoise”, como uma champagne mesmo. Essa é também uma das justificativas do seu preço salgado.

Apesar do alto teor alcoólico (11,5% ABV), seu corpo leve e alta carbonatação dão uma sensação de refrescância muito agradável.

Quem sente vontade de experimentar, é uma ótima pedida para o ano novo!

De quebra temos uma concorrente nacional que fica à altura (ou além), a Eisenbhan Lust.

É essa época que podemos provar que a cerveja também pode ser uma bebida requintada… Da ceia de natal à bagunça do reveillon!

CHEERS!