O frisson das Olimpíadas no Rio de Janeiro movimentou vários países a montarem pequenos territórios no Rio, com isso se geraram diversas casas de países por aqui. 

Para quem não sabe, temos uma paixão pela cultura árabe que vai da culinária aos seus povos, no ano passado tivemos a oportunidade de conhecer um deles, o Marrocos, na África. Esse ano, tivemos a chance de visitar mais um país árabe através da Casa Qatar, ou melhor, Bayt Qatar (em árabe) no antigo museu da Casa Daros. E não foi diferente: conseguimos vivenciar um pouco da cultura do país Qatar (ou Catar), um emirado do oriente médio na península arábica. Não era para ser diferente, a riqueza dos detalhes do povo árabe é incomparável, eles sabem preservar suas origens, que é algo muito notado e claro. Vale a informação que em 2022, o Qatar será sede da Copa do Mundo, e aproveitando o momento olímpico, criou uma sala exclusiva para falar dos projetos dos estádios e sua infraestrutura pesada ao criar novas cidades para sediar os jogos.

A casa é uma viagem só: com toda a riqueza árabe, existem alguns espaços para os integrantes do Comitê Olímpico do Qatar, Patrocinadores, áreas interativas, Souqs (ou souks) variados, salas contando a história do país e por aí vai. Um lugar que nos chamou super a atenção, claro, foi o restaurante. Segundo a assessoria de imprensa, o menu foi criado cuidadosamente pelo chef Alex Atala, porém o restaurante era para convidados, autoridades e membros do comitê, e infelizmente, não pudemos experimentar.. fuén, fuén.. :(

Confira abaixo algumas fotos do nosso momento:

185d8ce590ad8981ca2c8286f79f59954.jpg

Sobre o Serviço

A casa temática esteve aberta ao público entre os dias 5 a 21 de agosto, em horários especiais. Para visitar a Bayt Qatar, o público comprou o ingresso antecipado, no valor de R$ 20 por pessoa, pelo site http://www.baytqatar.qa/. Toda a renda adquirida na bilheteria da casa será doada ao Projeto Futuro Olímpico, ONG brasileira que leva o atletismo para os estudantes de escola públicas do Rio de Janeiro.