Menu

Vodka Vodca

Vodka

A vodka é uma popular bebida destilada, incolor, quase sem sabor e com um teor alcoólico entre 35 e 60%. A vodca é a bebida nacional da Rússia. O nome vodka é o diminutivo de água ("aguinha") em várias línguas eslavas, contudo não se tem certeza da origem etimológica, que poderia ser apenas uma coincidência. De toda forma, os estudos mais recentes apontam que a palavra wodka (gorzalka, originalmente) foi primeiramente utilizada em textos poloneses, sendo o mais antigo datado de 1643. Inicialmente a vodka era produzida a partir da destilação do álcool obtido na fermentação de cereais, principalmente o centeio. Além do centeio, também o trigo e a aveia podem ser utilizados. Atualmente, pode-se produzir a vodka a partir de qualquer alimento orgânico. Os mais comumente utilizados são a batata e a beterraba. A vodka é considerada uma das bebidas destiladas mais puras pois através da destilação e da filtragem do álcool em carvão, que eliminam a maior parte das impurezas, alcançando altos graus de pureza. A vodka pode ser conservada no freezer, ela não congela devido ao elevado teor alcoólico. Não existe uma classificação sobre os tipos de vodka, o que acontece é que algumas são puras e outras são aromatizadas com sabores de frutas e condimentos. Inglês/Francês: Vodka

Preparo:

A vodka pode ser tomada pura ou misturada em um coquetel. A vodka é uma bebida que harmoniza bem com os aperitivos. Os mais conhecidos são os aperitivos à base de peixes, particularmente o caviar. Também acompanham os aperitivos preparados com carnes e legumes.


Curiosidade:

Devido ao alto grau de pureza da vodka, os ingredientes responsáveis pelo mal estar após a ingestão de álcool estão ausentes.

Porém, beba com moderação. Porque mesmo com seu alto grau de pureza, se a quantidade de vodka ingerida for alta, pode ocasionar a chamada ressaca.

Receitas com Vodka


Comentários