Categorias

    Batata Doce

    A batata-doce (Ipomoea batatas), também chamada batata-da-terra, batata-da-ilha, jatica e jetica, é uma planta da família das convolvuláceas, da ordem das Solanales (a mesma da batata, do tomate, das pimentas etc.). Originária dos Andes, se espalhou pelos trópicos e subtrópicos de todo o mundo. "Batata-doce" é uma referência ao gosto doce de seu tubérculo comestível. Possui diversas variedades cultiváveis, divididas em de mesa (ou de mercado) e forrageiras, ambas podendo ser encontradas nas cores externas amarela, branca e roxa. No entanto, a quantidade de variedades não se restringe a essas características — elas podem ser classificadas de acordo com o formato, tamanho, cor interna, doçura, precocidade, cor das folhas e até pela coloração das flores, entre outras. Inglês: Sweet Potato / Francês: Patate Douce

    Sobre Batata Doce

    Preparo:

    A batata doce pode ser feita cozida, assada ou frita. Indicada para dietas fitness, por conta da sua lenta absorção e rápida saciedade.

    Curiosidade:

    O batata doce é um dos alimentos mais nutritivos do mundo. A Batata Doce é um carboidrato complexo de baixo índice glicêmico, o que significa que sua absorção é mais lenta, liberando glicose na corrente sanguínea aos poucos e sem estimular muito o hormônio chamado insulina (responsável pelo aumento da fome e pelo acúmulo de gorduras). Rica em fibras, ela também é fonte de ferro, vitamina C e potássio, além de apresentar alto teor de vitamina E, conter vitamina A e C.


    Receitas relacionadas

    Técnicas que usam Batata Doce

    Cadastre-se!


    Conversor de Medidas para Receitas

    Conversor de Medidas para Receitas