Categorias

    Tomate

    O tomate é o fruto do tomateiro (Solanum lycopersicum; Solanaceae). De sua família, fazem também parte as berinjelas, as pimentas e os pimentões, além de algumas espécies não comestíveis. Originário das Américas Central e do Sul, era amplamente cultivado e consumido pelos povos pré-colombianos, sendo atualmente cultivado e consumido em todo o mundo. Inglês: Tomato / Francês: Tomate

    Sobre Tomate

    Preparo:

    O tomate pode ser consumido de variadas formas. Na salada, ele pode ser consumido cru. Ele pode ser base para molhos ou incorporado como elemento na receita.


    Curiosidade:

    Apesar de constantemente associado à cozinha da Itália, dado seu largo uso na sua culinária italiana, o tomate já era primordialmente consumido nas civilizações inca, maia e asteca antes de ser levado para a Europa. Pertence a um extenso rol de alimentos da América pré-colombiana desconhecidos do Velho Mundo antes das grandes navegações.

    Inicialmente, tido como venenoso pelos europeus e cultivado apenas para efeitos ornamentais, supostamente por causa de sua conexão com as mandrágoras, variedades de Solanáceas usadas em feitiçaria.

    Os primeiros registros apontam para a sua chegada em Sevilha, na Espanha, no século XVI, que era um dos principais centros de irradiação comercial para toda a Europa, principalmente Itália e Países Baixos. Os italianos logo chamaram os primeiros frutos de pomo d'oro (pomo de ouro).



    Receitas relacionadas

    Técnicas que usam Tomate

    Cadastre-se!

    Receitas


    Conversor de Medidas para Receitas

    Conversor de Medidas para Receitas