Eu amo hambúrguer com batata frita e queria que ele fosse feito de soja, então incrementei uma receita que minha vó fazia para a dieta dela.  Ela fazia um bolinho de soja simples, grelhadinho na chapa, sem muitos temperos, mas altamente nutritivo. Pois bem, aumentei a receita, o tamanho do bolinho, e dai ele não ficou nada light com o pão, mas ficou muito bom!

Minha maior cobaia para os experimentos é o meu namorado, que nos finais de semana é “obrigado” a comer. Ele é um carnívoro convicto, mas confessa que meu hambúrguer de soja ganha certo respeito, isso me deixa muito feliz.

Mas vamos deixar de conversa, quer saber como eu faço esse hambúrguer?

Bom, ele pode ser frito ou no forno. Eu prefiro no forno, fica crocante por fora da mesma forma. E enquanto está no forno ganho tempo para ir preparando outras coisas e arrumando a bagunça que eu faço na cozinha.

Vamos aos ingredientes então:

  • 3 xícaras de chá de proteína de soja texturizada ( Clara ou escura, tanto faz)
  • 1 copo grande de água quente
  • Meia xícara de azeite ( Eu ponho azeite ao invés de ovo, fica a seu critério)
  • 2 colheres de sopa de farinha de trigo ( ou farinha de rosca)
  • 1 Cebola ralada, 1 cabeça de alho ralado, cominho, pimenta do reino e sal a gosto.
  • Molho Shoyo, Orégano, Cheiro verde (Salsa e cebolinha picada - gosto de usar bastante!)

O Segredo é que ele esteja bem temperado, então pode abusar de todos os temperinhos que tiver em casa, para que fique suculento =)

Modo de preparo:

Umedeça a proteína de soja na água até que fique mais inchadinha. Retire o excesso de água espremendo a, e após isso coloque todos os ingredientes. Reserve por alguns minutos. Modele os hambúrgueres e leve-os ao forno preaquecido em temperatura média até deixá-los dourados, costumo passar óleo no tabuleiro ou no pirex. Fico observando eles ficarem bem moreninhos.  E agora é só montar o sanduíche!

Dicas:

Quando eles estiverem quase no ponto ao seu gosto, coloque uma fatia de tomate e Alho dourado em cima! Nos meus sempre ponho manjericão, queijo, alface, tomate, cebola crua e alho torrado.

Ah, um ótimo acompanhamento são batatas assadas com alecrim do gourmet a dois, confira a receita: http://ga2.me/rKhR0Ub

Mas não pense que essa receita é só para gordinhos de plantão, você pode acompanhar o hambúrguer com salada e arroz integral.

Pense na alternativa fora de casa também:

Alguns restaurantes já tem opções que não levam carne em seus hambúrgueres. O Joe e Leo’s tem hambúrguer de arroz que é sensacional e o The Fifties faz uma combinação muito legal de Hambúrguer de soja com cogumelos e cenoura. Ah! E o do Balada mix, que você tem a opção de soja e shitake? =)

Vale a pena trocar o hambúrguer tradicional de carne e experimentar novos sabores.rn