Categorias

    Ovo

    Do ponto de vista da biologia, o ovo é o zigoto dos animais e do ponto de vista alimentício, é um alimento de origem animal, podendo ser de diversas espécies animais, incluindo aves, répteis,anfíbios e peixes. São consumidos pelos humanos ao longo de milhares de anos. Ovos de aves e répteis consistem basicamente de casca do ovo, da clara do ovo e da gema. As procuras mais comuns dos ovos, são pelos de galinha, seguidos de codorna, pata, além de ovas de peixes como o caviar e os presentes na culinária oriental. Inglês: Egg / Francês: œuf

    Sobre Ovo

    Preparo:

    O ovo é um ingrediente bem versátil, pois além de serem consumidos como ele próprio frito, cozido, poché e outras vertentes, serve de base para outras receitas como fritadas ou omeletes. A função do ovo em uma massa é dar liga, endurecer, dar firmeza a massa. É o ovo quem mistura os ingredientes que sozinhos não iriam se misturar, como a gordura e o líquido (água ou leite). Isso por que o ovo contém lecitina que é um emulsificante natural. Os ovos também ajudam a dar leveza à massa, por isso que muitos bolos usam clara em neve, para fornecer maior quantidade de ar. Esse ar irá deixar o bolo mais macio, fofinho. Por isso, normalmente, quando um bolo leva muitos ovos em sua receita, não usa fermento ou se for necessário muito pouco.


    Curiosidade:

    O ovo apresenta uma grande diversidade de nutrientes e um elevado valor protéico com todos os aminoácidos essenciais. É uma fonte considerável de vitaminas do complexo A, B, D, E, K e dos carotenóides, luteína e zeaxantina.



    Receitas relacionadas

    Técnicas que usam Ovo

    Cadastre-se!

    Receitas


    Conversor de Medidas para Receitas

    Conversor de Medidas para Receitas