E lá fui eu em mais uma aventura gastronômica...Este ano no Feriado de carnaval, eu optei por fugir da folia dos blocos e festas do Rio de Janeiro. Mas fugir pra onde,se no Brasil todo tem carnaval?
Eis que surge um convite para passar uns dias no Município de Carandaí, Minas Gerais. Que é o maior horticultor de Minas (já começou a ficar bom) e é cortada pela antiga Estrada de Ferro Central do Brasil,onde ainda passam trens de carga buzinando.
Aceitei o convite feliz da vida por estar indo pra um lugar com o clima mais fresco, comidas boas e sossego.
E meu primeiro dia na cidade foi excelente! Os mineiros são pessoas muito hospitaleiras e me receberam muito bem: com um belo almoço típico! J Comecei com um Feijão tropeiro feito no fogão a lenha... o cheiro era maravilhoso, o sabor então! A Couve retirada do quintal ia direto pra panela, assim como a cebolinha. Nem preciso dizer que repeti o prato né?
A Canjiquinha, a costela de porco na brasa com limão galego (lá conhecido como limão capeta), angú com arroz e couve refogada entre outros pratos típicos,fizeram com que eu me apaixonasse perdidamente pelo tempero mineiro.
Fui conhecer a cidade e comprar queijo e manteiga direto no Laticínio, no meio da zona rural. A maioria das casas com quintais cheios de hortas e plantações de alimentos. Aquele clima de interior realmente me encantou!
As manhãs eram com cheiro de café e pão de queijo, dieta pra que? Comi como se não houvesse o amanhã!
O clima super fresco e agradável da cidade, combinado com boas companhias e ótima comida fizeram do meu feriado inesquecível! Por isso não posso deixar de compartilhar com vocês a receita do protagonista da minha viagem: O Pão de Queijo!
Clique aqui para ver a receita em vídeo!
Pra quem for fazer esta receita em casa, aí vão umas dicas:
Você pode passar o polvilho na peneira para quebrar as pedrinhas, mas já fizemos sem peneirar e deu muito certo. Você pode adicionar queijo parmesão, gorgonzola, queijo de cabra etc. Depois de assado, recheie os pães com requeijão, goiabada ou geleia . Caso não encontre o queijo minas curado (ou padrão), use o queijo parmesão. Não vai ficar como o tradicional pão de queijo mineiro, mas fica bem gostoso.
Deixo vocês com algumas fotos da minha trip, até a próxima aventura!
Fazenda de Laticínio:
Linha do Trem que cruza a Cidade de Carandaí: