Menu

Bacalhau Cod, Bacalau

Bacalhau

O bacalhau faz parte da gastronomia portuguesa pelo menos desde o século XIV, quando a pesca do bacalhau pelos portugueses foi objeto de um acordo entre este país a Inglaterra. Bacalhau é o nome comum de várias espécies de peixes classificadas em vários gêneros, em particular no gênero Gadus, pertencente à família Gadidae, sendo o dito "original", ou "verdadeiro", o bacalhau encontrado no mar Atlântico, chamado Gadus morhua, que é uma das cerca de 60 espécies da mesma família de peixes migratórios. O Gadus vive nos mares frios do norte, sendo geralmente de tamanho pequeno, embora alguns exemplares possam chegar a pesar 100 kg e medir pouco menos de dois metros. Alimenta-se de outros peixes menores, como o arenque. Inglês: Cod / Francês: Morue

Preparo:

O bacalhau foi introduzido na alimentação inicialmente pelos portugueses, que durante as grandes pescarias, já realizavam o processo comum de salga do pescado desde o século XIV, época das grandes navegações.

Pode ser encontrado de diversas formas no mercado: Inteiro salgado, desalgado, em postas ou em lascas. Pode ser assado, frito, cozido, desfiado, como ingrediente de um preparo ou na salada.


Curiosidade:

Dentre as várias espécies de peixes comercializados como bacalhau destacam-se duas: a Gadus Morhua, que habita as águas frias do Oceano Atlântico, nas regiões do Canadá e do Mar da Noruega e a Gadus Macrocephalus que habita o Oceano Pacífico na região do Alaska. Outros peixes salgados e secos também são comercializados com o nome genérico de bacalhau como o Gadus Virens ou Pollachius Virens (escamudo), o Molva Molva (Ling) e Brosmius Brosme (Zarbo). Já em Moçambique e na Guiné-Bissau, chama-se bacalhau ao Rachycentron Canadum (Beijupirá), uma espécie de peixe da ordem Perciformes.

No rio Amazonas encontra-se o Arapaima Gigas (pirarucu), que é conhecido também como "bacalhau-da-amazônia".


Receitas com Bacalhau


Comentários