Pimenta do Reino Black Pepper
A pimenta-preta (Piper nigrum), também conhecida como pimenta-redonda e, no Brasil, como pimenta-do-reino, é uma das mais antigas especiarias conhecidas. Os seus grãos, secos e moídos, são muito usados na culinária de diversos países. Tem um sabor forte, levemente picante, proveniente de um composto químico chamado piperina.
Preparo com a pimenta do reino
A planta é consumida seca, em grãos ou moída. Pode-se acrescentar na receita antes do cozimento e nas marinadas.Também dá para salpicá-la na finalização do prato. Nesse caso, o ideal é moer na hora para deixar o sabor e o aroma pronunciados.
A pimenta do reino é um dos condimentos mais apreciados no mundo e vai bem com quase tudo. Ela agrega sabor a todo tipo de carne grelhada, cozida ou assada. Pode ser usada em sopas, saladas de verduras e legumes, ovos, omeletes e suflês.
Curiosidades da pimenta do reino
O comércio da pimenta era bastante ativo no subcontinente indiano, de onde era trazido por mercadores muçulmanos para o Ocidente, onde era distribuída por genoveses e venezianos. Historicamente o seu valor chegava a ser tão alto que ela foi utilizada como moeda. A busca por essa especiaria, utilizada e valorizada desde tempos imemoriais, foi uma das principais causas da expansão do império português no Oriente.
Comentários
Verduras Tubérculos Sorvetes Sementes Sem Categoria Salgados Sais Raízes Plantas Pizzas Pimentas Peixes Pães Ovos Óleos Oleaginosas Nozes Molhos Massas Líquidos Legumes Lacticínios Grãos Gelatinas Fungi (Cogumelo) Frutas Frutas Fermentos Farináceos Especiarias Ervas Embutidos Doces Conservas Confeitos Condimentos Cogumelos Chocolates Carnes Biscoitos Bebidas Alcoólicas Sucos Azeites Aves Açúcares
Visitamos em Mendoza a Vinícola da primeira Enóloga da Argentina, Susana Balbo
Nada de lactose - Conheça os leites vegetais
Aromaterapia: A cozinha alquimista.