Categorias

    Amido de Milho maizena

    Amido de milho é o nome que se dá à farinha feita do milho, e usada na culinária como substituto da farinha de trigo ou para o preparo de cremes, como espessante. Para a sua confecção os grãos de milho são molhados e têm retiradas a casca e a plântula embrionária. Após secagem, o grão remanescente, quase que totalmente de amido, é triturado e moído até se transformar num pó bem fino. Inglês: Corn Starch /Francês: Amidon de Maïs

    Sobre Amido de Milho

    Preparo:

    O amido de milho é elemento presente na fabricação de alimentos, sendo a principal matéria-prima dos biscoitos, cereais matinais, massas pré-cozidas e outros, pois tem como características produzir efeitos apreciados pelo consumidor, tais como crocância ou grande expansão. Atua como aglutinante, veículo de Vitamina C e emulsificante em melhoradores de panificação. Promove viscosidade a sopas e caldos, em biscoitos e branqueamento de farinha de trigo. Ideal para uma dieta celíaca, onde substitui as farinhas que possuem glúten. 


    Curiosidade:

    Usa-se também a palavra maisena, derivada do taíno (língua indígena das Antilhas) maís, pelo espanhol maíz, significando "milho graúdo".



    Receitas relacionadas

    Técnicas que usam Amido de Milho

    Cadastre-se!

    Receitas


    Conversor de Medidas para Receitas

    Conversor de Medidas para Receitas