Páprica Picante

A páprica (português brasileiro) ou paprica (português europeu), também conhecido por pimentão, pimentão-doce ou colorau, é uma especiaria obtida do pimentão-doce depois de seco e moído, muito usada na cozinha como condimento. A sua origem é latino-americana, mais especificamente da região central e do México. Diversas variedades desta espécie são utilizadas de acordo se se pretende um condimento mais ou menos picante.

Sobre Páprica Picante

O nome páprica é um derivativo da palavra pimenta de origem húngaras. Em algumas línguas europeias, como o alemão, tanto o fruto como o pó resultante são chamados de paprica. O termo botânico Capsicum deriva do grego kápsa, caixa, cápsula, numa referência ao formato das frutas. O nome da espécie C. annuum vem do termo latino que designa annual, apesar desta periodicidade não ser constante.

O maior consumidor e produtor da Europa e do mundo é a Hungria e os países da região dos Bálcãs. Foi a cozinha húngara que fez famosa a páprica na região da Europa central, e é também na Hungria que se produz uma das melhores pápricas do mundo que vai do doce ao picante. O prato húngaro mais conhecido mundialmente, o Goulash, um tipo de caldo grosso feito de carne e algumas variações de vegetais, como batatas, cenouras e cebolas e toucinho de porco usa bastante este tempero.



Receitas relacionadas

Técnicas que usam Páprica Picante

Cadastre-se!

Receitas


Conversor de Medidas para Receitas

Conversor de Medidas para Receitas